3º Seminário da Erva-Mate apresenta novas tecnologias de produção

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu nesta sexta-feira, 27, no Centro de Produção Mieczyslaw Otto, o 3º Seminário da Erva-Mate. O evento abordou como assunto “A Implantação e Manutenção de Ervais”. O encontro foi dividido em três estações, com diferentes assuntos da erva-mate, como: implantação, reforma e podas e poda de erva-mate com uso da tesoura elétrica.

O evento faz parte da programação da 5ª Festa da Erva-Mate e tem como objetivo apresentar importantes novidades sobre a produção de erva-mate, entre outras temáticas para os produtores do município. Com a realização do seminário é possível trazer novos conhecimento e transformar a erva-mate como uma das principais culturas na propriedade dos agricultores.

O seminário foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas, Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), Casa Familiar Rural e Prefeitura de Cruz Machado.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município, no ano passado, foi de R$ 90.468.000,00. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município. Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de erva-mate, em que aproximadamente 3 mil famílias produzem a cultura no município.